12 Locais a visitar em Matosinhos

12 Locais a visitar em Matosinhos e arredores do norte do Porto



Matosinhos é uma importante cidade portuária e piscatória no norte de Portugal, que é famosa pelos seus restaurantes de peixe e pela sua gloriosa praia de areia. Esta praia de Matosinhos é a maior praia de areia perto do Porto e é adorada pelos residentes do Porto e de Matosinhos, que aqui vêm durante os dias de verão.

Dominando a linha costeira de Matosinhos, encontramos a praia e o porto de Leixões, e embora este último seja muitas vezes uma visão da praia, ambos são o coração da cidade. A partir deste porto, o peixe fresco é vendido no mercado matinal, e nas ruas, o cheiro a peixe grelhado está presente ao longo dos muitos restaurantes de marisco.



1 - A Praia de Matosinhos



A praia de Matosinhos é a maior praia da área metropolitana do Porto e transforma-se numa bela baía de areias brancas e águas límpidas. Durante o verão, a praia torna-se um centro de atividade, com muitos desportos de praia para todas as idades, muitas vezes podemos ver adolescentes e famílias a relaxar e a fazer algumas actividades na sua rotina diária. A praia é uma grande atração para muitas pessoas e é adorada por todos dentro da área metropolitana do Porto e Matosinhos. O único senão é o facto de a Praia de Matosinhos ter à sua sombra o porto de contentores e o porto de pesca, não proporcionando uma vista idílica, que alguns turistas podem desejar.
No verão, o mar é vigiado por nadadores-salvadores e é seguro para os mais novos nadarem. Aqui podemos encontrar também uma variedade de cafés e bares de praia. A Praia de Matosinhos é muito movimentada na época de verão e incrivelmente concorrida aos fins-de-semana pelos residentes e pelas escolas de surf e outros desportos náuticos locais

2 - Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos



O Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos é o monumento mais notável da cidade e a sua igreja paroquial. A igreja possui a imagem do Bom Jesus, que foi transferida no século XVI do Mosteiro de Bouças. Foi encontrada num local conhecido como o "Senhor do Padrão do Bom Jesus", perto da praia, e tem sido dedicada há muitos anos. Podemos assistir a estas celebrações durante os meses de maio e junho. Estas celebrações religiosas são das mais importantes de Matosinhos e do Norte de Portugal. Foi construída em 1542 e o atual desenho barroco deriva da sua reconstrução em 1732 e do projeto do arquiteto Nicolau Nasoni, também responsável pela "Torre dos Clérigos" no Porto. No seu interior, destacam-se os magníficos exemplos de talha dourada na capela-mor, cujo trabalho foi atribuído ao escultor portuense Luís Pereira da Costa

3 - O "Castelo do Queijo"



O Forte Castelo do Queijo fica na fronteira da praia de Matosinhos, a transliteração direta do nome é "O Castelo do Queijo". Este forte, originalmente chamado Forte de São Francisco Xavier, foi construído para defender Matosinhos das invasões espanholas durante a Guerra da Restauração (de 1640 a 1668), quando Portugal foi forçado a tornar-se independente de Espanha.
O nome bizarro está relacionado com a pedra, onde o castelo foi construído, que supostamente se parece com um pedaço de queijo. No forte, temos um pequeno museu para visitar e alguns terraços com uma vista incrível da costa.

4 - Mercado Tradicional de Matosinhos



O Mercado de Matosinhos é um local para experimentar a cultura local, um mercado diário que dá uma ideia do estilo de vida português. À semelhança de outros mercados portugueses, este tem um evento matinal até que as bancas de peixe começam a fechar, por volta da hora de almoço. Há uma grande oferta de frutas e legumes, bem como de cafés e restaurantes. O atual mercado está instalado num edifício que é monumento nacional e que data dos anos 1950.

5 - Senhor do Padrão



O Senhor do Padrão assinala o local onde, segundo a lenda local, a estátua do Bom Jesus deu à costa, no início de maio. Um local certamente assinalado desde tempos remotos, no entanto, só depois de 1758 é que foi construída a atual cúpula. Atualmente, o monumento encontra-se no parque do Padrão, ao lado da nossa bela Harbour Inn Design Townhouse, para o prazer dos nossos visitantes.

6 - O Porto de Leixões e o Terminal de Cruzeiros



O Porto de Leixões situa-se na extremidade do Rio Leça, criando um estuário. Desde o início do século XX, estabeleceu-se como o maior porto de Portugal e terminal de mercadorias para a costa da cidade do Porto. Em 2015, foi criado um novo terminal de cruzeiros para as maiores companhias de cruzeiro, até então impossibilitadas de atracar no porto. Esta foi uma realização notável, concebida com o futuro em mente pelo arquiteto Luís Pedro Silva.

7 - Vida marinha, criaturas para toda a família



O Sea Life Porto é o maior aquário do norte de Portugal. É uma atração fantástica para crianças e famílias. De que monstros marinhos gosta mais? Os belos tubarões, os coloridos peixes-palhaço ou as tartarugas marinhas e muito mais. És curioso? Será que um polvo inteligente consegue captar a tua atenção, ou achas que as raias são mais interessantes? Talvez não consiga escolher apenas um deles, o Sea Life tem mais de 3.000 criaturas!
No SEA LIFE pode decidir-se e observá-los a todos na contestada e enigmática vida oceânica.

Casa de Serralves



8 - A Fundação Serralves e o Museu de Arte Contemporânea



A Arte Contemporânea é um tema que, embora subjetivo para uns é inspirador, para outros é absolutamente absurdo.
O Museu de Serralves tenta fazer a ponte entre estes múltiplos domínios, através de uma excelente seleção de exposições, juntamente com a soberba "Casa de Serralves", uma moradia art-deco. A Fundação Serralves tem uma atmosfera tranquila e serena, e é um local recomendado para escapar à agitação do Porto.

9 - Visitar o Porto e o Distrito da Ribeira



A Ribeira pode ser um labirinto de ruas estreitas e edifícios que alinham as margens norte do rio Douro, do outro lado das adegas situadas em Gaia. Esta zona da cidade inclui bares, restaurantes e inúmeras lojas, todos com uma vista deslumbrante para a Ponte Luís I e para o rio.
A Ribera tem um cenário fantástico, nas noites em que as estradas ganham vida com uma mistura equivalente de turistas portugueses e internacionais a jantar ou a conviver. O que capta a alma do rio Douro, ao mesmo tempo que investiga os prazeres da Ribeira.

10 - Livraria Lello



Esta é uma das livrarias mais famosas do mundo e é a inspiração para a biblioteca de Hogwarts nos livros e filmes de Harry Potter. Foi um local frequentemente visitado por J.K. Rowling para escrever alguns capítulos dos seus primeiros livros.
É fácil perceber porque é que esta bela construção causou uma impressão permanente em J.K. Rowling (autora de Harry Potter que viveu no Porto durante o início dos anos 90), toda a livraria no seu interior é forrada com painéis de madeira de lei feitos à mão, inclui um telhado com vitrais e uma escadaria magnética que liga os dois pisos.

11 - Parque da Cidade do Porto



Situado no centro da cidade do Porto, é o maior parque de Portugal, com uma área de 83 hectares que se estende até ao Oceano Atlântico, o que será um encanto. Este parque fica apenas a cerca de 20 minutos a pé do nosso "Harbour Inn Design Townhouse". Foi criado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal e inaugurado em 1993 (1ª fase) e 2002 (2ª fase). O parque, com algumas rochas naturais na estrutura para pavimentação e muros de suporte para os lugares do terreno, produz uma noção bucólica e rural. É um local natural para longos passeios com famílias e crianças ou simplesmente para fazer um piquenique com a sua cara-metade.

12 - Gaia Port Wine Lodges Tours e Provas de Vinho



O Porto é famoso pelo Vinho do Porto, um delicioso vinho doce fortificado, que é envelhecido em vastas caves que se alinham nas margens sul do rio Douro. Para serem classificadas como Vinho do Porto, as uvas devem ser cultivadas no vale do Douro e depois amadurecidas em caves em Vila Nova de Gaia.
Os principais produtores de Vinho do Porto, como a Sandeman, Croft, Calém, Offley, Ferreira e Ramos Pinto, estão localizados numa área relativamente compacta. Todos os produtores de Vinho do Porto proporcionam visitas guiadas às caves e são combinadas com uma sessão de prova de Vinho do Porto. Com mais de uma dezena de caves de Vinho do Porto para visitar, vai certamente sair do Porto como "Connoisseur" de Vinho do Porto.

Matosinhos e Porto são adequados para crianças e famílias?



Matosinhos e Porto são um ótimo destino para famílias que procuram um city break na Europa. O Porto e Matosinhos são um destino fantástico para famílias, um dos melhores da Europa. Os portugueses são solidários e extremamente simpáticos para as famílias, as crianças serão bem recebidas nos restaurantes e nas atracções turísticas.
Há uma variedade de acções que irão divertir as crianças, tais como passeios de barco, passeios de elétrico, o teleférico e o aquário SeaLife. Os principais problemas para as crianças pequenas são as inúmeras colinas íngremes para subir, o calor do verão e as aulas de surf

"O maior risco com as crianças é que elas já não queiram partir para outro sítio."