Conto de histórias do Harbour Inn





A cidade de Matosinhos situa-se no norte do distrito do Porto em Portugal, fazendo fronteira a sul com a cidade do Porto, a apenas 8 km do centro da cidade do Porto, tendo sido outrora uma vila piscatória.

A necessidade de ter um porto seguro para os grandes navios que serviam a cidade do Porto levou à construção deste porto no final do século XIX, o Porto de Leixões. Foi o início de um claro processo de transformação de todo o desenvolvimento urbano e industrial de Matosinhos, onde a pesca da sardinha e a indústria conserveira foram o principal motor de desenvolvimento até ao 28 de maio de 1984, altura em que Matosinhos foi elevado a cidade.

Convenientemente localizada em frente ao terminal de cruzeiros de Leixões e ao mar, ergue-se uma bonita casa com 120 anos, a Harbour Inn Design Townhouse. Construída em 1902 como casa particular, o seu rés do chão albergou mais tarde o primeiro restaurante da baixa de Matosinhos.

Apesar de estar muito degradada, os seus actuais proprietários tiveram a visão de pegar num edifício tão valioso e fazê-lo passar por um restauro sério e completo que lhe devolvesse a dignidade e lhe desse uma vida nova e moderna. Agora partilham o seu sonho e a sua visão com visitantes de todo o mundo no townhouse



"Aqui não recebemos turistas...
Em vez disso, fazemos novos amigos!"



Em meados de 2017, contrataram a empresa de design de interiores ShiStudio para desenvolver um conceito de design e um projeto de arquitetura para implementar o seu sonho.
Este processo deu origem a esta bonita e extremamente confortável moradia de design, onde até os azulejos portugueses que cobrem toda a fachada foram fabricados segundo técnicas antigas e foram pintados à mão, um a um, tal como o edifício original. No seu interior podemos sentir o aconchego de uma casa moderna, dentro de um edifício histórico onde se juntaram objectos e comodidades de hoje.

Envolvida num conceito de design de interiores inspirado no mar e nas viagens, a Harbour Inn Design Townhouse deve o seu nome à sua localização privilegiada, em frente à entrada do terminal de cruzeiros e à praia de Matosinhos, um local privilegiado para visitantes e amigos.

Uma das fotos mais antigas do edifício é datada de 1950, onde podemos ver toda a atividade industrial deste local. Junto a este edifício histórico, temos um monumento classificado como Monumento Nacional desde 1971, denominado "Senhor do Padrão"

história do "Senhor do Padrão" em Matosinhos



O Senhor do Padrão assinala o local onde, segundo a lenda local, deu à costa, no início de maio, a imagem do Bom Jesus de Matosinhos.

Um local certamente assinalado desde tempos remotos, no entanto, só depois de 1758 é que foi construída a atual cúpula. Este monumento é também conhecido por "Senhor da Areia" ou "Senhor do Espinheiro", uma vez que até ao início do século XX se encontrava completamente isolado no meio de um vasto areal com um forte impacto visual. O aparecimento de uma fonte de água doce no local em 1733, então conhecida como "milagrosa", foi a principal razão para a construção de um pequeno estaleiro que pode ser visto junto à cúpula. Este edifício está classificado como Monumento Nacional desde 1971 e continua a ser uma referência importante para a cidade e para a comunidade piscatória.

A devoção religiosa dos pescadores de Matosinhos e das suas famílias materializa-se junto a este monumento, no dia 1 de novembro, quando o monumento é rodeado por milhares de velas que ardem em memória dos pescadores mortos no mar



No entanto, é entre maio e junho, que se realizam as tradicionais festas do Senhor de Matosinhos, sendo uma das maiores e mais importantes de toda a região, encantando todos os turistas.