Porto e Norte de Portugal





O Porto é conhecido como Oporto do inglês, hoje em dia é a segunda maior cidade de Portugal, uma das mais importantes apenas a seguir à capital Lisboa e uma das áreas mais relevantes do sudoeste da Europa.

Está entre os mais antigos centros europeus, e o seu coração histórico foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996. A parte ocidental da sua área urbana estende-se até à costa do Oceano Atlântico. O seu povoamento remonta a uma cultura e história ricas, quando era um posto avançado do Império Romano. O seu nome celta-latino, Portus Cale, tem sido conhecido como a origem do nome "Portugal", transliterado e alterado com alguns pormenores da evolução oral do latim.

Um dos produtos de exportação internacionalmente famosos de Portugal é o vinho do Porto, conhecido por "Porto", uma vez que a área metropolitana, especificamente as caves de vinho do Porto de Vila Nova de Gaia, eram responsáveis pelo embalamento, exportação e transporte do vinho fortificado. Em 2014, a Agência Best European Destinations elegeu pela primeira vez o Porto com o reconhecimento de "O Melhor Destino Europeu".

Referência no cenário gastronómico por chefs famosos de todo o mundo, o Porto é conhecido em todo o mundo pelos seus vinhos e pela sua hospitalidade. Esta região é generosa para o seu paladar, pois tem uma grande variedade de pratos, começando no peixe e marisco, até à carne regional e às iguarias da doçaria conventual, tudo isto confeccionado com ingredientes locais.

O clima do Porto partilha várias características com toda a costa sul da Europa: invernos quentes, amenos e chuvosos e verões secos. No entanto, ao contrário do sul, os interlúdios húmidos e frescos do Atlântico Norte interrompem a estação seca, tornando-a mais curta. Os longos períodos com dias de sol e temperaturas moderadas são regulares durante os meses mais chuvosos.

À volta do rio Douro, ao pôr do sol, o romântico Porto parece uma cidade em movimento. Um sonho vibrante com relíquias medievais, igrejas barrocas extravagantes que se erguem em campanários e edifícios imponentes que são beaux-arts empilhados uns sobre os outros, iluminados pelo sol. As suas casas estreitas com escadarias, algumas ruelas estreitas e numerosas janelas que ziguezagueiam para lado nenhum, a hospitalidade das pessoas, tudo se conjuga neste retrato vivo. E graças a este brilhante caldeirão no Porto, os habitantes locais têm múltiplos eventos, desde a dança ao jazz, ou vários dos melhores artistas do mundo do rock e do digital com o festival "primavera sounds". Nas noites quentes de verão, uma praça da cidade parece uma festa de quarteirão.

O Porto é uma extraordinária cidade antiga e culturalmente rica, com uma alma inovadora, animada e jovem, com uma paisagem de beleza deslumbrante.
Matosinhos é um jovem vizinho dentro desta diversidade, conhecido pela sua gastronomia, o melhor peixe e marisco do mundo, preparado para ser descoberto por amigos e exploradores ávidos.