2/3 - Sardinhas e mariscos frescos
A cozinha portuguesa tem muitas influências mediterrânicas com uma forte ligação a um sustento atlântico. A cozinha portuguesa é lendária pelo seu marisco.
Portugal tem uma indústria pesqueira bem desenvolvida, o que se reflecte frequentemente na quantidade de peixe e marisco consumidos. Portugal tem o maior consumo de peixe per capita da Europa. O peixe é servido grelhado, cozido, escalfado, em lume brando, frito, estufado ou assado. Os pratos de peixe mais simples são frequentemente aromatizados com azeite virgem e vinagre de vinho.
Um dos mariscos mais populares é a sardinha fresca (especialmente grelhada como "sardinhas assadas"), tipicamente consumida durante as festividades nacionais e locais, como nas celebrações do padroeiro local do Porto, São João.
As sardinhas eram conservadas em salmoura, para poderem ser compradas nas zonas rurais. Mais tarde, as fábricas de conservas de sardinha desenvolveram-se ao longo da costa portuguesa, em aldeias e pequenas cidades como Matosinhos. As sardinhas enlatadas, servidas com batatas cozidas, feijão-frade e ovos cozidos, constituem uma refeição conveniente quando não há tempo para organizar algo mais elaborado.
Em Matosinhos e no Norte de Portugal, pode encontrar muitos outros pratos de marisco como polvo, lulas, chocos, sapateira, camarões, lagosta, lavagante, percebes, pescada, cavala, carapau, lampreia, robalo, peixe-espada (sobretudo na Madeira) e uma excelente variedade de outros peixes e mariscos como moluscos, amêijoas, mexilhões e ostras. É o verdadeiro banquete celestial!