5 melhores iguarias

5 melhores iguarias para provar em Matosinhos e no norte do Porto



O Porto é um dos mais antigos centros europeus, e o seu coração histórico foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996. A parte ocidental da sua área urbana estende-se até à costa do Oceano Atlântico, fazendo fronteira com a cidade de Matosinhos.

O Porto é uma cidade extraordinariamente antiga e culturalmente rica, de alma inovadora, viva e jovem, com uma paisagem de beleza deslumbrante.

Matosinhos é um jovem vizinho dentro deste caldeirão de cultura e diversidade, conhecido pela sua gastronomia de bastidores e pelo seu marisco, o melhor do mundo, preparado para ser descoberto por amigos curiosos e exploradores.
Conhecida mundialmente pelos seus vinhos e pela sua hospitalidade, a região é generosa com o seu paladar, uma vez que tem uma boa variedade de pratos (de peixe, marisco, carne ou pastelaria regional e conventual), confeccionados com ingredientes locais. O património histórico, a arquitetura, os vinhos fantásticos e os tesouros gastronómicos do Porto vão levá-lo numa viagem inesquecível.

Deixamos-lhe algumas sugestões de Matosinhos e, por conseguinte, do norte do distrito do Porto, com as melhores iguarias locais para que desfrute de uma verdadeira experiência. Desfrute dos nossos melhores sabores!

1 - Bacalhau



O bacalhau à portuguesa é um dos pratos portugueses mais famosos em todo o mundo. Os portugueses especializaram-se na salga de peixe e carnes, curando o bacalhau com sal seco e conservando-o assim para ser consumido mais tarde, em épocas menos abundantes. O bacalhau é utilizado maioritariamente seco e salgado porque a tradição piscatória portuguesa no Atlântico Norte desenvolveu-se antes da invenção da refrigeração. Deve ser demolhado em água ou em leite antes de ser cozinhado. É possível encontrar uma infinidade de deliciosos pratos de bacalhau seco em todo o Norte de Portugal. É tão apreciado, que é um dos pratos habituais na noite de Natal. Encontrá-lo-á em quase todos os menus de restaurantes e recomendamos vivamente que o prove pelo menos uma vez durante a sua visita ao Norte de Portugal.

Bacalhau à Lagareiro - assado no forno com alho e azeite
Bacalhau com natas brancas - "Bacalhau com natas
Bacalhau à Brás - com batatas fritas mexidas com ovos, cebolas e salsa
Bacalhau à Gomes de Sá - salteado com cebola, pimentos, batata cozida e ovos

2/3 - Sardinhas e mariscos frescos



A cozinha portuguesa tem muitas influências mediterrânicas com uma forte ligação a um sustento atlântico. A cozinha portuguesa é lendária pelo seu marisco.

Portugal tem uma indústria pesqueira bem desenvolvida, o que se reflecte frequentemente na quantidade de peixe e marisco consumidos. Portugal tem o maior consumo de peixe per capita da Europa. O peixe é servido grelhado, cozido, escalfado, em lume brando, frito, estufado ou assado. Os pratos de peixe mais simples são frequentemente aromatizados com azeite virgem e vinagre de vinho.

Um dos mariscos mais populares é a sardinha fresca (especialmente grelhada como "sardinhas assadas"), tipicamente consumida durante as festividades nacionais e locais, como nas celebrações do padroeiro local do Porto, São João.
As sardinhas eram conservadas em salmoura, para poderem ser compradas nas zonas rurais. Mais tarde, as fábricas de conservas de sardinha desenvolveram-se ao longo da costa portuguesa, em aldeias e pequenas cidades como Matosinhos. As sardinhas enlatadas, servidas com batatas cozidas, feijão-frade e ovos cozidos, constituem uma refeição conveniente quando não há tempo para organizar algo mais elaborado.

Em Matosinhos e no Norte de Portugal, pode encontrar muitos outros pratos de marisco como polvo, lulas, chocos, sapateira, camarões, lagosta, lavagante, percebes, pescada, cavala, carapau, lampreia, robalo, peixe-espada (sobretudo na Madeira) e uma excelente variedade de outros peixes e mariscos como moluscos, amêijoas, mexilhões e ostras. É o verdadeiro banquete celestial!

Matosinhos e Norte do Porto | Marisco



4 - Francesinha



De origem portuguesa, a Francesinha é uma sanduíche de renome mundial que tem por base a receita francesa do Croque Monsieur. Originária do Porto, onde foi criada e onde foi dado um toque português. Feita com pão, salsicha fresca, linguiça, bife ou carne assada, presunto, molho de tomate picante e cerveja, finalizada com queijo. Tudo isto assado no forno. Geralmente, a "Francesinha" é servida com batatas fritas, sendo considerada uma das mais famosas atracções e pratos mais apreciados do Porto. Não deixe de saborear uma sanduíche de Francesinha, pelo menos uma vez, com a sua família ou amigos, ao lado de uma cerveja artesanal gelada, como um local.

5 - Bifanas



A bifana é tão popular em Portugal que até o McDonalds lançou a nível nacional a McBifana, mas à moda de Lisboa. No norte, consiste em fatias finas de bife de porco, ligeiramente salteadas em alho e outras especiarias, servidas num pãozinho, para que a carne fique quente e suculenta. O pãozinho é geralmente bem estaladiço e o conjunto é frequentemente consumido como lanche ao almoço, por vezes acompanhado de uma tigela de sopa, como o "Caldo Verde", uma sopa com um ligeiro puré de batata e couve-galega cortada em fatias finas. É tradicionalmente consumido durante as festas locais e nacionais, mas é tão apreciado que se vêem pessoas a comê-lo durante todo o ano. É o petisco perfeito para comer quando se precisa de uma opção rápida e satisfatória.

Gastronómico, é já considerado um dos principais produtos turísticos de Matosinhos, sendo cada vez mais apreciado e elogiado.



Nos muitos restaurantes e pequenas tascas, pode encontrar estas 5 iguarias e muito mais. É possível provar as várias receitas de peixe, marisco e algumas iguarias de carne, cozinhadas com mestria pelas gentes locais. Desde o robalo, lagosta, polvo, bacalhau, até à famosa sardinha assada, caldeirada ou cataplana, Matosinhos mantém a tradição, servindo peixe fresco e marisco de grande qualidade, que vem diariamente do mar